quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DO OUTRO LADO DO ESPELHO


Olho para ti, espelho. E imagino. Como será o mundo dentro de ti? Eu estou aí, vejo-me em ti todos os dias. Copias-me. Será que aí faço coisas diferentes das que faço aqui?

Parto de um e para um objecto: o Espelho. Que reflecte a minha imagem e tudo aquilo que está atrás e para além de mim. Aquilo que eu não apreendo totalmente. Então essa realidade reflectida passa a ser o "outro" lado, aquela parte que fica para lá da minha capacidade de percepção. Como será estar noutra perspectiva? Aqui começa a viagem...

Passo para o outro lado. E convido-vos a passarem também. Um mundo novo, onde nos tornamos espelhos uns dos outros. Onde as luzes da percepção do gesto do outro vão acendendo devagar. Onde experimento outras formas e outras interpretações da realidade. Reproduzimos movimentos, sons, pequenas acções e sítios imaginados. É um desafio onde a descoberta do outro através da criatividade é o mote principal, seja a pares ou em grupo.

Inspiro-me no livro-albúm “Espelho", de Suzy Lee, uma autora coreana com um traço fantástico, capaz de suscitar diversas interpretações de movimento e acção do corpo, para esta pequena viagem.

Cabe na forma de uma sessão, que pode ter lugar num espaço amplo, que permita ao grupo explorar o movimento. Destina-se a grupos de crianças dos 7 aos 12 anos, com um mínimo de oito e um máximo de 20 elementos. Mas também a grupos de jovens e adultos interessados no movimento criativo e na expressão dramática. Tem a duração de 90 minutos.

Acontece com música, pelo que é necessário o acesso a corrente eléctrica monofásica.